quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lusa enfrenta o Macaé na sua última participação no OPG

Portuguesa empatou com o Madureira nesta quarta-feira
Falta somente uma rodada para o final do returno do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG), e a equipe de juniores da Portuguesa Rio já não tem mais chance de se classificar para a segunda fase. Isso porque, de acordo com o regulamento da competição, só se classificam para essa etapa as duas melhores associações de cada Grupo (A, B, C e D).

Até agora, a Lusa fez sete jogos, dois empates e cinco derrotas. A última disputa foi contra o Madureira, nesta quarta-feira (28), no estádio Luso-Brasileiro. A Portuguesa empatou por 2 a 2. 

A última participação da Portuguesa na competição será contra o Macaé, no dia 8 de outubro, no Luso-Brasileiro.


Assessoria de Comunicação 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Especial Infantil: Lusa sai com vantagem na primeira final do Carioca

A equipe da Portuguesa Rio se deu bem no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca Especial Infantil. Neste domingo (25), venceu o América Rio pelo placar de 1 a 0, no Estádio Luso-Brasileiro. Com bom desempenho ao longo da competição, a Zebra da Ilha possui grandes possibilidades de levantar a taça.

Em um primeiro tempo cheio de oportunidades de gol, a Portuguesa mostrou muita vontade de vencer e conseguiu o resultado positivo diante do América-RJ. Foi nos acréscimo que a Lusa obteve o gol da vitória, através do atacante Pitbull. 

Já a segunda etapa foi marcada por muitos erros. Automaticamente, poucas chances de gol foram criadas. Apesar do bom desempenho do adversário, os meninos da Lusa conseguiram segurar o placar, levando do resultado de 1 a 0 a vantagem para o confronto final, que será no próximo domingo (2), às 9 horas, no Estádio Edson Passos. 

Ao término da partida, o técnico Rodrigo Leal agradeceu os garotos pelo bom desempenho ao longo do campeonato. “Estou feliz pela performance de vocês em campo. Batalhamos muito para estarmos aqui. Passamos por sol, chuva, calor, vento. O que é nosso vai estar lá, no domingo que vem. Essa semana é nossa, e vamos agir com determinação”, disse o comandante do infantil.   



Assessoria de Comunicação da AAP

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Futsal: Equipe sub 11 da Portuguesa conquista título Torneio Início

A equipe de futsal (sub 11) da Portuguesa Rio deixou sua torcida mais contente após conquistar o título de Campeã do Torneio Início. Os meninos da Lusa venceram a equipe do Madureira EC pelo placar de 3 a 2. Os gols foram marcados por Jonanthan, Pedro Mello e Matheus Rocha. 

Para o presidente da Associação Atlética Portuguesa (AAP), João Rego, esse é o início de uma nova era para a equipe de futsal da Portuguesa. “Esses meninos, tanto da equipe de quadra como o de campo, estão nos dando muitas alegrias. Parabéns a todos. O grupo é um orgulho para o Clube”, salientou o presidente.  

A final foi no dia 10 de setembro, no Ginásio do Madureira AC. 


Assessoria de Comunicação da AAP

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Confira os eventos da semana

Aproveite sua semana. Confira os eventos da Associação Atlética Portuguesa (AAP) Rio. 



Terça-feira (20/09) 
KARAOKÊ da Lusa
Onde: Área do Bar
   Horário: A partir das 19 horas. 


União da Ilha diverte o público aos domingos
Quinta-feira (22/09)
Baile da 3º Idade 
Onde: Salão Social  
Horário: A partir das 19 horas.


Sexta-feira (23/09) 
Forró Tekillas Country
Onde: Salão Social
Horário: A partir das 19 horas.


Sábado (24/09) 
I Love Flash Back 
Onde: Salão Social
Horário: A partir das 20 horas.


Domingo (25/09)
Ensaio da União da Ilha
Onde: Quadra 
Horário: A partir das 19 horas.



Para mais informações:
2462-3133 / 2462-0712                                                                               

Assessoria de Comunicação da AAP

Portuguesa investe na saúde da terceira Idade

A prática de atividade física na terceira idade está se tornando um fenômeno cada vez mais comum. Isso porque melhora a qualidade de vida das pessoas após os 60 anos. Neste período, quando aumenta a incidência de doenças cardiovasculares, a atividade física age também como um efeito protetor.  

Foi pensando nisso que a Associação Atlética Portuguesa passou a oferecer várias opções de atividades destinadas aos idosos, como natação, hidroginástica, musculação, ginástica (alongamento e localizada) direcionada a terceira idade, dentre outras. 

De acordo com os especialistas, algumas mudanças são comuns com o envelhecimento, o aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força e da massa muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, habilidade motora e da aptidão física. 

A aposentada Elzir Lacerda Dantas, de 71 anos, teve câncer de mama, e por isso sentia dores ao levantar o braço. Segundo ela, seis meses de hidroginástica foi suficiente para o movimento do membro voltar ao normal. “Meus braços, pernas doíam bastante. Com os exercícios, meu corpo é outro. Perdi até peso: 76 para os 65 kg”, salientou Elzir, satisfeita com a importância que a Portuguesa vem dando aos idosos. 

Os benefícios da prática de exercícios físicos são inúmeros. Estudos comprovam que os não-sedentários vivem com maior qualidade de vida, além de se tornarem mais independentes para se movimentar ou realizar as tarefas simples do dia-a-dia. 

Para o vice presidente de Aquáticos da Portuguesa, Rossano Orsini,  a atividade física em grupos na terceira idade contribui para a “socialização, diminuindo os sintomas de depressão e aumentando os níveis de satisfação e felicidade”. “Os exercícios aquáticos são mais eficazes para a nossa idade e essenciais para relaxar a mente”, ressalta Rossano, que, aos 65 anos, revelou ser um apaixonado pela natação. 

CUIDADOS 
Seja qual for atividade física escolhida, antes de iniciar é necessário que o idoso consulte um médico cardiologista ou geriatra, mesmo que sua intenção seja apenas fazer caminhada. É o que explica o proprietário da Academia da Portuguesa, Rogério Duarte: "O médico solicitará exames laboratoriais e ergométricos que mostrarão se o paciente está apto para praticar atividades físicas e esportes. Eles são importantes porque algumas destas doenças são silenciosas e só são diagnosticadas através de exames".

Segundo o profissional, é fundamental que os donos de academias sejam criteriosas ao receber alunos idosos. “Praticar exercícios físicos é importante em qualquer fase da vida, mas se torna ainda mais indispensável após os 60 anos. E mais imprescindível, ainda, são os cuidados ao iniciar qualquer atividade”, avisa Rogério. 

Assessoria de comunicação da AAP

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Grupo Tradição: Atletas de fim de semana fazem da atividade encontro de amigos


Numa cidade como o Rio de Janeiro, a vida é acelerada, com pouco tempo para o lazer e o esporte.  Mas no final de semana, o emprego e o estresse urbano ficam de lado. É aí que entra em cena os atletas amadores do Grupo Tradição, que desde 1969 reúne amigos para “bater uma pelada”.

Antes de chegar até a Associação Atlética Portuguesa (AAP) Rio, o Grupo Tradição passou por diversos locais da Ilha do Governador. O primeiro, foi a quadra do INSS dos Bancários. Depois, os jogos começaram a ser realizados no Clube do Cocotá, em 1975. Quatorze anos depois, foi transferido para Jequiá, no Zumbi, onde passou somente dois anos. Em 1991, começaram a jogar no Corredor Esportivo. 

No mesmo ano, um dos jogadores da época, Paulo Tijuca, foi a até a sede da Portuguesa pleitear um espaço para realização das partidas de futebol aos sábado.  Com sucesso, há 20 anos os atletas de fim de semana fazem da atividade encontro de amigos no Clube. 

O Grupo é formado, atualmente, por 34 componentes. Para fazer parte dessa equipe, basta ser sócio, e procurar a diretoria aos sábados, às 9 horas. “Não importa a faixa etária. O importante é se divertir”, avisa Afonso de Sousa, um dos diretores do Grupo. “Fazemos churrasco na última semana de cada mês para os participantes e seus familiares. Comemoramos todas as datas festivas. É muito animado”, salientou. 


Gilson e Antonio Amadeu são apaixonados pelo Tradição (à esq) /  Diretoria do Grupo: Laedison Cerino, Afonso de Sousa , Emmanuete de Sá






Assessoria de Comunicação da AAP

Túlio é homenageado pela diretoria da Portuguesa

 O Luso-Brasileiro recebeu, no feriado de 7 de setembro, o duelo entre Bonsucesso e Resende. Túlio Maravilha, que continua em busca do milésimo gol, jogou a sua primeira partida oficial com a camisa 969 do Bonsuça, número que representa a quantidade de gols feitos em sua carreira. O jogador recebeu das mãos do presidente da Associação Atlética Portuguesa (AAP) Rio, João Rêgo, uma placa de homenagem e a camisa da Lusa.

Assessoria de Comunicação da AAP

Portuguesa lança Forrónejo

Baile da 3ª idade: a vida não acaba aos 50


A atual diretoria da Portuguesa aposta no bem estar dos idosos

Para quem acha que a vida após os 50 anos não tem mais graça, chegou a hora de mudar esse conceito. Compareça às quintas-feiras, a partir das 19 horas, na Associação Atlética Portuguesa (Ilha do Governador), e veja como é possível constatar o quanto o pessoal da 3ª idade é de bem com a vida, divertido e animado.  

Em dias da semana, dona Wilma Alves de Araújo, 80, tira o modelito do guarda-roupa, arrumar os cabelos e faz aquela maquiagem bem caprichada. Isso porque ela não perde o Chorinho, às terças, e o Baile da 3ª Idade, às quistas-feiras, na Portuguesa. “Há mais de 10 anos, frequento as duas festas. Diferente das outras, os eventos da Portuguesa são mais familiares”, salientou.

Para as amigas Iraci Ramos, 70, e Gina Araújo, 66, o Baile uni três coisas essenciais para uma noite animada: dança, amigos e a cervejinha. “Aqui me divirto bastante. Há 20 anos venho a Portuguesa, e não vou deixar de vir nunca”, disse dona Iraci.

A atual diretoria da Portuguesa aposta no bem estar dos idosos, que vai da prática de exercícios físicos, aos eventos sociais. “A cada Baile uma nova história, novas experiências, alegria e muitos motivos para não desistir ou se entregar aos problemas que a própria idade traz. É assim que esses jovens, homens e mulheres, com mais de 50 anos, se divertem, com dinamismo e esbanja saúde”, salientou um dos organizadores do evento, Antônio Rêgo. 



Assessoria de imprensa da AAP

Futmesa da Lusa coleciona medalhas há quase 20 anos


Atletas se preparam para mais uma competição

Não se sabe ao certo quando e nem onde surgiu o Futebol de Mesa, o antigo “jogo de botão”. Mas, uma coisa é certa, hoje é um esporte de alto rendimento reconhecido pelo Ministério dos Esportes e por uma legião de praticantes no Brasil e no exterior. Essa modalidade também vem fazendo sucesso na Associação Atlética Portuguesa – AAP, na Ilha do Governador (Rio de Janeiro – RJ).

Em 1º de dezembro de 1990, nascia a primeira equipe de futmesa da Lusa, implantado pelo então vice presidente de Quadra e Salão, Nelson de Souza Lucas. Segundo o atual diretor do Departamento de Futmesa, Pedro Carlos de Oliveira, é um esporte que pode ser praticado dos 8 aos 80 anos, desde que “aliado com habilidade e raciocínio”. Atualmente, o clube conta com 20 atletas. 

Desde 1991, a Portuguesa vem participando de campeonatos dentro e fora do Rio de Janeiro, nas categorias juvenil, júnior, especial, sênior e master. Desde então, o Clube vem colecionando títulos.  Dentre eles, estão: dois Brasileiros Individuais, em 2000,na Bahia, e em 2010, no Rio Grande do Sul (com o atleta Alenio Cheble); e um Brasileiro de Clubes, em 2009, no Rio de Janeiro (na equipe: Alenio Cheble, Horácio Junior, Jonas Vicente e Pedro Carlos).

“Conquistamos onze títulos estaduais de clubes e diversos outros títulos individuais nas mais variadas categorias. Vencemos Copa da Federação, Copa Rio, Taça Guanabara, Taça Rio”, conta o diretor Pedro Carlos. De acordo com o ele, o forte da equipe é a modalidade disco. 

Os apaixonados pelo esporte, podem acessar o blog oficial do futmesa da Lusa ( www.futmesaportuguesacarioca.blogspot.com ) e ficar por dentro das principais notícias do clube.

Como participar - Quem desejar entrar para equipe da Lusa, basta ir ao Departamento de Futmesa da Associação Atlética Portuguesa, às terças e quintas-feiras, a partir das 18 horas. Você pode entrar em contato, também, pelo telefone 9147-6055 (falar diretamente com o diretor Pedro Carlos).



Portuguesa disputa Campeonato Brasileiro Individual em Recife

O clube da Portuguesa vai disputar o XXVIII Campeonato Brasileiro Individual em Recife, capital pernambucana. O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa - CBFM, será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro deste ano. Segundo o diretor do Departamento de Futmesa, Pedro Carlos de Oliveira, os atletas já está treinando para mais esse debate. 

O presidente da Portuguesa, João Rego, se diz satisfeito com o desempenho do Departamento e dos atletas. “Parabenizo a todos que contribuem para levar o nome da Portuguesa não só para todo estado do Rio, mas, também, para outras cidades do Brasil”, disse o presidente. 

O Recife Praia Hotel, na praia de Boa viagem, foi o local escolhido para o evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2122-1100.   

Assessoria de imprensa da AAP

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Chorinho e seresta animam as terças da Portuguesa


Música ao vivo, no ritmo de chorinho e seresta, marca as terças-feiras da Associação Atlética Portuguesa, na Ilha do Governador. Quem já teve a oportunidade de passar pelo local, teve a chance de ouvir sucessos de mestres de peso da história do gênero. É de forma gratuita que o clube garante a diversão das 19 às 23 horas.

Para atrair o público, o grupo “Fino do Choro” traz um repertório clássico, contendo músicas como “Castigo” (Dolores Duran), “Besame Mucho” (Consuelo Velasques) e “Emoções” (Roberto e Erasmo Carlos), além das instrumentais “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Doce de Coco” (Jacob Bittencourt), entre outras.

São cinco “chorões” (como são conhecidos os compositores ou instrumentistas) que integram o conjunto: Lia Apolinário, vocal; Fred Moreira, flautas; Zelão, cavaquinho; Milton Mello, pandeiro; e Carlos Gil, violão. De acordo com os músicos, o foco do grupo é na música antiga. “A apresentação é para aqueles que apreciam a boa música brasileira”, ressaltou o flautista Fred.

Para a direção da Portuguesa, o predomínio da música brasileira é uma conquista que evidencia o potencial e a criatividade. As formas de produzir, divulgar e distribuir a música estão em processo acelerado de mudança e a Portuguesa se insere neste contexto.

Novos talentos - Além da diversão, a proposta do Chorinho e Seresta da Portuguesa é atrair pessoas comuns apaixonadas pelos ritmos e que possam mostrar seu talento com instrumentos típicos do choro brasileiro: Violão de sete cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro.

É o caso de Junia Vetorazzo, que trabalha na administração de uma empresa. Ela toca flauta como hobby, e encontrou no espaço a oportunidade de mostrar o que aprendeu com o flautista Fred. “Não poderia perder a oportunidade de tocar com o grupo e, ainda, diante de uma platéia. Acho um máximo”, disse Junia, sorrindo.

A participação nas apresentações é gratuita.


Amantes do choro se encontram na Portuguesa

Toda terça-feira o ponto de encontro para os amantes do chorinho já é certo: Portuguesa. É lá que, a partir das 19 horas, pessoas se reúnem para ouvir, tocar e dançar grandes clássicos, executados pelo grupo “Fino do Choro”.

A aposentada Wilma Alves de Araújo, de 80 anos, não perde uma apresentação desde a implantação do Chorinho & Seresta foi implantado no Clube. "Os músicos mostram ótimo desempenho durante o show. O repertório de qualidade atrai as atenções de quem frequenta o local”, disse Wilma, que sempre vai acompanhada das amigas.

Uma delas é Dalva da Cunha, de 73 anos. Ela disse, durante a entrevista, que era a sua primeira vez no local. E prometeu voltar. “Agora que descobri, pretendo vir mais vezes. Muito animado”, salientou.

O sucesso do Choro - O Choro começou a fazer sucesso nacional a partir da década de 1920, motivado pelas gravadoras de discos e em face do advento do rádio, que teve seu apogeu entre 1930-1945, fase que ficou conhecida como a Época de Ouro do Rádio.

Com todo sucesso e apogeu do Choro no Brasil e no mundo, nada mais natural e justo termos um dia específico para comemorá-lo. É o dia 23 de abril, Dia Nacional do Choro. A data é uma homenagem, justíssima, ao nascimento de Pixinguinha. A iniciativa para a criação desta data partiu do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola Brasileira de Choro Rafhael Rabello. O Decreto foi proposto pelo então senador Ártur da Távora, falecido em 2008, e aprovado pelo Presidente da República em setembro de 2002.

Assessoria de imprensa da AAP