terça-feira, 20 de setembro de 2011

Portuguesa investe na saúde da terceira Idade

A prática de atividade física na terceira idade está se tornando um fenômeno cada vez mais comum. Isso porque melhora a qualidade de vida das pessoas após os 60 anos. Neste período, quando aumenta a incidência de doenças cardiovasculares, a atividade física age também como um efeito protetor.  

Foi pensando nisso que a Associação Atlética Portuguesa passou a oferecer várias opções de atividades destinadas aos idosos, como natação, hidroginástica, musculação, ginástica (alongamento e localizada) direcionada a terceira idade, dentre outras. 

De acordo com os especialistas, algumas mudanças são comuns com o envelhecimento, o aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força e da massa muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, habilidade motora e da aptidão física. 

A aposentada Elzir Lacerda Dantas, de 71 anos, teve câncer de mama, e por isso sentia dores ao levantar o braço. Segundo ela, seis meses de hidroginástica foi suficiente para o movimento do membro voltar ao normal. “Meus braços, pernas doíam bastante. Com os exercícios, meu corpo é outro. Perdi até peso: 76 para os 65 kg”, salientou Elzir, satisfeita com a importância que a Portuguesa vem dando aos idosos. 

Os benefícios da prática de exercícios físicos são inúmeros. Estudos comprovam que os não-sedentários vivem com maior qualidade de vida, além de se tornarem mais independentes para se movimentar ou realizar as tarefas simples do dia-a-dia. 

Para o vice presidente de Aquáticos da Portuguesa, Rossano Orsini,  a atividade física em grupos na terceira idade contribui para a “socialização, diminuindo os sintomas de depressão e aumentando os níveis de satisfação e felicidade”. “Os exercícios aquáticos são mais eficazes para a nossa idade e essenciais para relaxar a mente”, ressalta Rossano, que, aos 65 anos, revelou ser um apaixonado pela natação. 

CUIDADOS 
Seja qual for atividade física escolhida, antes de iniciar é necessário que o idoso consulte um médico cardiologista ou geriatra, mesmo que sua intenção seja apenas fazer caminhada. É o que explica o proprietário da Academia da Portuguesa, Rogério Duarte: "O médico solicitará exames laboratoriais e ergométricos que mostrarão se o paciente está apto para praticar atividades físicas e esportes. Eles são importantes porque algumas destas doenças são silenciosas e só são diagnosticadas através de exames".

Segundo o profissional, é fundamental que os donos de academias sejam criteriosas ao receber alunos idosos. “Praticar exercícios físicos é importante em qualquer fase da vida, mas se torna ainda mais indispensável após os 60 anos. E mais imprescindível, ainda, são os cuidados ao iniciar qualquer atividade”, avisa Rogério. 

Assessoria de comunicação da AAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário