quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Balanço 2011: Conheça a situação encontrada pela diretoria da Portuguesa

 JURÍDICO 

Este departamento recebeu, no início do mandato, muitos processos para administrar, em sua grande maioria já em fase de execução, os quais já fazem recair sobre a Portuguesa diversas penhoras.  

Vimos administrando processos em muitas esferas, muitos já com condenação em responsabilidade civil, trabalhistas e tributárias, fato que faz pesar um grande passivo processual, e, consequentemente, financeiro, vejamos:

ÁREAS
NÚMERO DE PROCESSOS
PASSIVO APROXIMADO
Trabalhista
39
2.324.321,16
Responsabilidade Civil / Cobranças
15
1.595.095,52
Tributário
13
3.283.335,00

Total:
67
7.202.751,00



Os valores do quadro acima contêm processos já definidos e outros ainda em discussão.

Neste momento, mostra-se indispensável informar que, por ocasião do início do mandato, recebemos um passivo junto ao INSS de, aproximadamente, R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Contudo, por meio de uma manobra jurídica, conseguimos baixar duas das cinco cobranças, fato este que reduziu nosso passivo para, aproximadamente, R$ 520.000,00 (quinhentos e vinte mil reais).

Ademais, boa parte do passivo atribuído a área tributária refere-se a IPTU, cobrança esta que está sendo impugnada com base no certificado de utilidade pública conferido à Portuguesa desde 1934.

Os valores apresentados podem parecer preocupantes, mas desde que sejam bem conduzidos, como já está sendo feito pela gestão João Rêgo, mostrar-se-ão administráveis. 


Alexandre de Carvalho Ayres
Vice presidente Jurídico



FINANÇAS

Prezados associados da Portuguesa, 

No ano de 2011 recebi do presidente o pedido para lhe ajudar na importante tarefa de tratar dos assuntos referentes às finanças do clube e, desde então, tenho procurado compatibilizar minha vida particular com esta nova atividade, que me “remunera” através dos laços de amizade e consideração que tenho com todos no Clube, desde os funcionários até a administração.

Neste ano que encerramos, alcançamos alguns objetivos básicos, porém necessários para a administração de qualquer atividade e que servem de alicerce para o que pode ser feito em 2012. Procuramos executar um controle responsável entre as receitas e as despesas do Clube, embora as dívidas existentes tornassem esta tarefa mais complexa, pois superavam as receitas em algumas vezes mais (ver planilha do Jurídico).

No entanto, com toda a dificuldade encontrada, a administração está se esforçando para manter os funcionários com seus direitos devidamente assegurados, com o recolhimento mensal das guias de GPS e GFIP, com a emissão dos cartões  de passagem (riocard). Com o diálogo aberto com o Sindicato, facilitou a contratação e a dispensa dos funcionários, já que as rescisões trabalhistas passaram a ser feitas neste, evitando-se assim um potencial passivo legal. Passaram-se também a serem cobradas as cotações de preços para a aquisição de serviços, materiais ou outros itens de consumo, tendo como exemplo maior a contratação do escritório de contabilidade que presta serviços ao clube.

Reconhecemos que muito há de ser feito, e que certas ações não são visíveis ao associado, porém estas surtirão efeitos que serão percebidos mais claramente e um futuro próximo. Aproveitamos, também, para agradecer a todos que tiveram e estão tendo paciência para aguardar a eficácia das medidas tomadas neste ano. 

Por todas esta razoes, é que desejamos a todos um feliz Ano Novo, com grande realizações, não somente pessoais, mas também profissionais , e tenhamos a certeza que o ano de 2012 reserva algo ainda melhor para nossa Associação Atlética Portuguesa. 


Albertino Junior
Vice presidente de Finanças



CONTABILIDADE

Em 18 de fevereiro de 2011, assumimos a direção da Associação Atlética Portuguesa. Naquele momento, estávamos assumindo também um grande desafio que era administrar uma empresa sem nenhuma credibilidade, tanto social quanto financeira. Nas gavetas não havia sequer uma moeda para que pudéssemos dizer que seria o início da nossa administração.

Tínhamos pela frente muitos obstáculos, e o maior naquele momento era alimentar os empregados, pois a dispensa estava totalmente vazia, não havia nenhum grão de alimento. Começou ali a corrida para providenciar o almoço, o lanche o café do dia seguinte, do outro e aí por diante. Cada diretor dava sua contribuição da maneira que podia, e foi ali que começou a nossa vontade de provar que éramos suficientemente competentes para administrar este Clube. Mas ali também começavam nossos resultados. 

Mostramos que com seriedade e sem individualismo podemos fazer e superar todos os desafios. Chegaram os primeiros tostões, e fomos buscar novos parceiros, que aos poucos foram surgindo, acreditando na nossa administração.

Como é  do conhecimento de todos, nosso futebol não subiu para 1ª divisão, mas novos títulos foram conquistados pelas categorias de base. Na parte social, além da manutenção do Baile da 3ª idade, foram realizados outros eventos e com apresentação de grandes nomes da música brasileira, e esperamos continuar neste ano que se inicia.

Hoje, nossa escrita contábil está sendo executada por um escritório de Contabilidade, sem interferência nos resultados e que todos verão nos Balancetes e no balanço geral a situação  real do Clube. Temos muitas dívidas Trabalhistas e Tributárias deixadas pela administração anterior, com a Prefeitura existe a cobrança de IPTU e ISS, com o INSS muitos anos sem recolhimento. A ECAD vem cobrando vários Shows.

Ainda recebemos o Clube em péssimas condições de higiene, com maquinarias em condições precárias sem nenhuma condição de uso e muitos equipamentos quebrados em completo desuso.

Para complicar ainda mais, foi levado toda documentação Contábil, Fiscal e os apontamentos do Quadro Social, sem que pudéssemos enviar nossas felicitações de aniversário ou de convites para algum Evento.

Podemos dizer com muito orgulho, que temos cumprido nossas obrigações tributárias, trabalhistas e Fiscais. Nenhum Evento não é realizado sem que tenhamos todas e licenças em nossas mãos.

Nossos empregados estão cada dia com mais disposição para trabalhar, pois pudemos realizar uma festinha de confraternização onde todos vieram com seus familiares e se divertiram muito com as brincadeiras organizadas pelo nossos amigos, os vices presidentes Afonso e Rossano, com a presença de grande parte de nossa Diretoria.

Muito há de se fazer, mas hoje temos maior confiança em nossa capacidade do que podemos realizar. Nada se faz por impulso. Tudo é devidamente estudado e calculado, para que erremos o mínimo possível. Sabemos que nossos adversários estão torcendo para que nada dê certo, mas isso é que nos dá mais força para continuar nossa luta em restabelecer nossas dependências para o conforto de nossos sócios e funcionários.

Acreditamos que no próximo ano possamos obter bons resultados, pois estamos cientes de nossos compromissos assumidos com todos os sócios que acreditaram na nossa administração. 

Jonas Lincol do Amaral
Vice presidente de contabilidade

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