segunda-feira, 30 de abril de 2012

Portuguesa-RJ faz últimos treinos antes de jogo decisivo; Professor Edson está confiante


Debaixo de chuva, a Portuguesa realizou treino na tarde desta segunda-feira (30), trabalhando para a partida decisiva contra o Angra dos Reis nesta quarta-feira (2/5). Ainda com chances de classificação para a próxima fase do Campeonato Estadual Série B, a equipe treinou no Estádio Luso Brasileiro.


O professor Edson Souza afirmou que não houve relaxamento da equipe nos últimos jogos e que treinam intensamente para cada desafio:

- No futebol existe empate, vitória e derrota. Quando empata ou perde a dimensão de visibilidade é maior.  Muitas das vezes jogamos bem, e acabamos perdendo. Tem vez que jogamos mal e ganhamos, mas aí ninguém reclama. Eu como treinador, tenho que me preocupar com as coisas que acontecem durante a semana. Estou tranquilo. Em nenhum momento houve relaxamento da equipe, isso é uma preocupação constate da comissão técnica. Desde o início sabíamos que a competição nesse grupo seria acirrada até o final. Tanto que o primeiro colocado do grupo está com 29 pontos e a gente em quarto lugar com 27. Vamos focar no Angra, que é o nosso último adversário.

Com relação ao próximo desafio, Edson afirma que o psicológico e o posicionamento dentro de campo estão sendo trabalhados nos treinos.  

- Agora depende único e exclusivamente de nós para chegarmos na próxima fase. Vamos trabalhar a cabeça deles, pois quando não se tem o resultado positivo, acaba mexendo com o ser humano, afinal, eles não são maquinas. Está tudo sob controle. Temos que ser competentes para alcançarmos o lugar desejado.  

VIAGEM ANTECIPADA

A viagem para Angra dos Reis, local do próximo jogo, foi antecipada para o feriado de 1º de maio, terça-feira. A decisão foi tomada com objetivo da equipe descansar e ficar mais tranquila para encarar o último e importante desafio do returno. - Eles precisam armazenar bastante energia para essa decisão –, disse o professor.

Pela manhã, a equipe realiza um treino técnico no Centro de Treinamento da Portuguesa. Já às 11h30 almoçam e partem às 14 horas. 

JUNIORES

A equipe de Juniores viajam na manhã de quarta-feira (2/4), às 7 horas. O técnico João já está despreocupado, pois já estão classificados para próxima fase do Estadual. A segurança veio através do empate (2 a 2) com o time do America, na tarde do último sábado. 

Com o título de melhor campanha do segundo turno, a Lusa enfrenta também o Angra dos Reis nesta quarta-feira (2/5), mas às 13 horas.

sábado, 28 de abril de 2012

Em jogo disputado, Portuguesa-RJ perde para America por 1 a 0, pela 8ª rodada



A Portuguesa-RJ perdeu para o América, por 1 a 0, na tarde deste sábado (28), pela 8ª e penúltima rodada do Campeonato Estadual da Série B. A partida, muito disputada, foi realizada no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador. O gol foi marcado no finalzinho do segundo tempo, aos 43 minutos. 


As duas equipes proporcionaram um bom espetáculo na tarde nublada deste sábado. Mas, precisando vencer e, principalmente, marcar gols, o America se lançou ao ataque, conquistando a vitória. 


Digão retorna aos campos
A novidade em campo foi o retorno do  meia Digão, que estava lesionado. Ele entrou no lugar de Muniz aos 25 minutos do segundo tempo, com direito a homenagem da torcida, que levaram a imagem do rosto do jogador estampada em uma bandeira. 


“Foi um jogo equilibrado entre duas grandes equipes. O propósito era da vitória, tanto para eles quanto para nós, que garantiria para próxima fase. A gente lutou até o final, mas, no descuido, sofremos o gol”, lamenta o goleiro Leo, que afirma: “Não tenho outro pensamento, a não ser ganhar o próximo jogo”. 


Já o lateral Dida garante empenho nos treinos para conquista da vaga. “Agora, mais que nunca, temos que nos empenhar. Vamos nos classificar”, acredita.


O resultado levou a Lusa ao quarto lugar na tabela de classificação, continuando com 27 pontos. Somente a última rodada, contra o Angra dos Reis, na próxima quarta-feira (2/5), vai definir a classificação da Zebra da Ilha para próxima fase.  


A partida
Portuguesa 0×1 America – Estadual Série B, 17ª rodada do Grupo B – 28/04/2012

Estádio Luso Brasileiro (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Assistentes: Wendel de Paiva Gouvea e Hildemar Dias de Oliveira

Portuguesa: Léo; Anderson Kunzel, Andrezinho, Haroldo e Dida; William, Taércio, Márcio Gomes (Itaguaí), Muniz (Digão) e Serginho (Jhonatan); Castro. Técnico: Edson Souza.

America: Lugão; Daniel, PC, Jordan e Nil; Beto, Matheus, Junior (Jones) e Osmar (Felipe Lima); Jean e Alexandro (Neílson). Técnico: Lucho Nizzo.

Gol: Jean 43′/2ºT (0-1)

Cartões amarelos: Andrezinho e William (POR); Jordan, Matheus, Osmar e Felipe Lima (AME)

JUNIORES
Já a equipe e juniores está despreocupada, pois já está classificada para próxima fase do Estadual. A segurança veio através do empate (2 a 2) com o time do America, na tarde do último sábado. 


Com o título de melhor campanha do segundo turno, a Lusa enfrenta também o Angra dos Reis nesta quarta-feira (2/5), mas às 13 horas.

sábado, 21 de abril de 2012

Apesar de boa atuação, Lusa perde para o Sampaio Correa


Embora a Portuguesa-RJ tenha realizado boa partida com o Sampaio Corrêia, a equipe perdeu por 1 a 0, na tarde deste sábado (21),  pelo Campeonato Estadual série B. A Lusa foi até o distrito de Saquarema para enfrentar o time local. Essa foi a terceira derrota no Carioca. 

Logo no primeiro minuto de jogo, o time adversário marcou um gol. A Zebra da Ilha não se abalou com o placar, e correu muito para mudar a história do jogo. Mas, a equipe lusitana foi para o intervalo perdendo de 1 a 0. 

A Lusa iniciou o segundo tempo com várias tentativas de gols, mas não conseguiu sair com a vitória da casa do Sampaio Correa. 

Na próxima rodada (28/04), a Portuguesa recebe o América no Estádio Luso Brasileiro, às 15 horas. 

Já a equipe de juniores venceram o Sampaio Correa por 1 a 0. 


Estádio: Lourivaldão - 21/04/2012 - 15h
Árbitro: William M. de Souza Nery
Assistentes: AMarcelo da Silva Cardoso e Antonio Francisco de Lima
Cartões Amarelos: Belarmino, Igor (SPC) Castro e William César (POR)
Gol: Belarmino (1-0) 1'min

Portuguesa: Léo, Anderson(Jhonatan), André, Haroldo, William, Dida, Taércio, Itaguaí(Apollo), Ricardo(William César), Castro, Serginho. Téc: Edson Souza

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Conselho da Portuguesa-RJ aprova projeto do novo Estádio

O novo estádio terá ampliação da capacidade de expectadores
 dos atuais 3.718 lugares para 15.130
O Conselho Deliberativo da Associação Atlética Portuguesa (AAP) aprovou, nesta terça-feira (17) à noite, o projeto para a construção do novo estádio do Clube, na Ilha do Governador. A construtora PROARC Arquitetura & Paisagem, através dos arquitetos Augusto César Alves, Ronaldo Costa e Rodrigo Machado, fizeram apresentação, bem aceita pelos conselheiros. O novo estádio terá ampliação da capacidade de expectadores dos atuais 3.718 lugares para 15.130.

O projeto foi apresentado e a decisão foi tomada em reunião no Salão Social da Portuguesa. A deliberação era necessária, de acordo com o estatuto do Clube. Dentre os presentes, no total foram 65 votos, sendo que 57 aprovaram o projeto da construção do novo Estádio, apenas três desaprovaram, dois votos nulos e três em brancos. 

O presidente João Rêgo agradeceu aos conselheiros pela confiança na atual gestão:

- Desde o início do nosso mandato, estamos lutando para engrandecer nossa Portuguesa. Essa é a grande chance que temos para levantar o Clube. Sem parcerias não se consegue chegar a lugar nenhum, e essa sempre foi a nossa proposta”, salientou o presidente, que acredita que essa decisão também foi bem aceita pelos sócios. 

Para o secretário Antonio Carlos Dalmas, “a Portuguesa sempre foi uma grande promessa da Ilha do Governador, mas que agora vai virar realidade”. 
Conselheiros votaram "SIM" para o novo Estádio

- O Clube gozava da sua história e sua importância no bairro, mas isso não se fazia presente no dia a dia dos seus associados. Agora, uma nova era está aberta. Com essa nova administração, com o presidente João Rêgo, a tendência é cada vez enaltecer a Ilha e os insulanos. Isso é o mais importante. 

O vice presidente do Jurídico, Alexandre Ayres, acredita que o projeto é a “grande salvação para atual situação do Clube”. Pois, segundo ele, a Portuguesa tem pouquíssimo faturamento para arcar com as inúmeras dívidas. 

- É preciso aumentar o faturamento para suprir as imensas dívidas que nós herdamos de todos os acontecimentos que veio se sucedendo, por ocasião das tantas gestões que nós tivemos. O projeto vai se refletir para toda comunidade da Ilha do Governador, para os Clubes que não têm campo para jogar. É ai que ganha a Portuguesa, pois vai poder alugar sua área e vamos ter faturamento para bancar as obras. Piscina com qualidade, um campo bom, uma área de lazer boa, depende de dinheiro e de projetos, que dão retorno financeiro ao Clube. 

Após a decisão dos conselheiros, as ações ficam por conta do Departamento Jurídico da Portuguesa. 

O PROJETO

Segundo o projeto da PROARC Arquitetura & Paisagem, a arena lusitana terá ampliação da capacidade de expectadores dos atuais 3.718 lugares para 15.130 lugares, através do aumento da atual arquibancada e construção de novo setor na ala leste. Já em outro setor, lugares reservados para camarotes vips, tribunas oficiais para imprensa distribuídas pelas duas alas de arquibancadas de mandantes e visitantes.

No projeto são destacados as requalificações das instalações de vestiários, aquecimento e serviços de apoio das instalações existentes e construções de novas instalações no novo setor de arquibancadas; tratamento acústico e iluminação adequada para competições de quadras e eventos no ginásio já existente; e anexo onde funciona a academia e todas as instalações esportivas do Clube.


A construção de um restaurante panorâmico também faz parte do projeto.  A estrutura será construída na área do Parque Aquático, com vista de 360º.  Tecnologia sustentável, como telhado verde, será utilizada no restaurante. Serão usados aparelhos hidrosanitários, instalações elétricas e materiais com certificação. 


O futuro da humanidade está gravemente comprometido devido à ameaça de escassez da água, o líquido mais precioso da Terra. Pensando nisso, os arquitetos montaram uma estrutura com a captação das águas pluviais das coberturas das alas de arquibancadas, para armazenamento em cisternas que podem alcançar até 13 milhões de litros de água e que podem ser utilizados na rega do gramado e descargas de vasos.

A parceria prevê um investimento na ordem de R$ 24.000.000,00 (vinte quatro milhões de reais). 

Diretoria comemorou a conquista


As informações são da Assessoria de comunicação da AAP

sábado, 14 de abril de 2012

Comunicado aos Conselheiros do Clube AAP

DIVULGADO NO JORNAL O DIA:

Apesar do empate com Juventus, Lusa segue na liderança

A Portuguesa-RJ empatou com o Juventus, em 1 a 1, com gol do zagueiro Alexandre Cavalo. Mesmo com esse resultado, o time segue líder do Grupo B do Campeonato Carioca, com 27 pontos. O jogo, válido pela 6ª rodada, foi na tarde deste sábado (14), no Estádio Luso Brasileiro. 

O professor Edson não ficou satisfeito com o resultado, mas afirma que a competição está “sob controle”. Isso faz parte do Campeonato muito longo. Sempre há desgaste. O jogador não é máquina, é ser humano. Mas as coisas estão sob controle. O empate faz parte do futebol. Não adianta a gente procurar justificativa. Claro que não ficamos satisfeitos, ainda mais jogando dentro de casa. O Juventos veio para se defender. Teve a felicidade de encontrar a chance, e fez o gol. Cabe a gente se preparar melhor para essas ocasiões “, salientou o técnico.

A partida
Durante todo início da partida foi marcado por muito equilíbrio entre as equipes. Ambos os times tocavam rapidamente a bola, mas a marcação era muito forte.  Entretanto, aos 11 minutos do primeiro tempo, a equipe adversária se aproveitou da falha da defesa da Portuguesa para marcar. A Lusa perdeu várias oportunidades, com direito a bola na trave aos 38 minutos, mas seguiu para o intervalo perdendo por 1 a 0. 

No segundo tempo não foi muito diferente da primeira etapa, mas com um detalhe: o time adversário ficou na defensiva. Em meio a várias tentativas da equipe lusitana, Alexandre Cavalo foi o autor do gol de empate da Portuguesa, aos 25 minutos da etapa final (2 a 2). 

Pela 7ª rodada do Estadual, a Lusa enfrenta o Sampaio Corrêa, no sábado (21), às 15 horas, fora de casa.


Resultado parcial






Portuguesa pode ganhar novo Estádio

Projeto pode ser conferido no mural do Clube.  Se for aprovado, a construção será de imediata


A Portuguesa-RJ poderá ganhar um novo estádio no final de 2013. O projeto será apresentado pelo presidente do Clube, João Rêgo, no dia 17/04, em reunião com o Conselho Deliberativo. O projeto pode ser conferido no mural do Clube, próximo a cantina. 

“Está sendo com bastante pertinência e dedicação que o patrimônio da Portuguesa está sendo preservado, com obras, pinturas e restaurações. Agora, estamos trabalhando para que um novo Estádio seja construído”, salientou o presidente.

De acordo com a diretoria, se for aprovado o projeto, a construção será de imediato. A previsão de término é para o final de 2013. “O Estádio tem que ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014, que ficará disponível para seleções que venham disputar a competição aqui no Brasil”, afirmou João Rêgo. 

O presidente lembra que o Luso Brasileiro foi escolhido por diversas vezes, desde que assumiu o seu mandato, em 2011, para ser cenário de gravações de programas, documentário e até seriado internacional.  “Fico feliz em saber que o espaço da Portuguesa está sendo escolhido, em meio de tantos outros, para a realização de grandes eventos. Imagina se tudo der certo, como seremos cotados para sediar eventos de grande porte? Será bom para Ilha do Governador e, sem dúvida, para todo Rio de Janeiro”, acredita.

Futmesa: Clube da Portuguesa recebe Copa da Federação Liso

Após a AFUMIG e a A.A.LIGHT sediar a Copa da Federação Liso, a Associação Atlética Portuguesa (AAP) recebe o evento neste sábado (14), com início previsto para às 9 horas. Tanto a Série Ouro como a Prata acontecem no Clube. A competição define, junto com o Ranking de 2011, as vagas para o Centro-Sul nesta categoria.

Confira os atletas que participam do evento:
Ouro: Alenio, Horácio e Toninho.
Prata: Pedro Carlos, André Lopes, Bruno Falcão, Armando Santos, Júlio Cossito, Marcos Paulo, Fernando Fontes e Jonas Vicente.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Com semana de treino, Portuguesa busca manter liderança


Com a semana livre de compromissos na tabela, o técnico Edson Souza fez uma programação intensa de treinos para encarar o Juventus, neste sábado (14), às 15 horas, no Estádio Luso Brasileiro.  Manter a liderança do Grupo B até o final desta fase é o objetivo da equipe, que vem se dedicando ao máximo para manter a posição no returno do Campeonato Estadual da Série B.

Para o professor Edson, uma semana de intervalo para descanso e treino é fundamental para o bom desenvolvimento da equipe em campo. 
- O Jogador não gosta muito, pois o que eles querem é jogar. Mas, para a gente que comanda, não tem nada melhor que uma semana larga para trabalhar, pois dar para fazer experiências. São jogadores que eu conheço, pois escolhi cada um a dedo; são atletas versáteis, que jogam em mais de uma posição. Agora vou aproveitar os jogos, para colocar isso em prática e a gente ter uma base para outra fase, caso precise. 

Na tarde de ontem, a equipe da Lusa fez um coletivo no Estádio Luso Brasileiro e realizou um treino tático. Já nesta quinta-feira, os jogadores passam pela musculação e fazem um treino técnico. Como é de costume, o treino recreativo torna as tardes das sextas-feiras mais descontraídas, com diversos tipos de brincadeiras. - O dia que antecede o jogo deve ser tranquilo. E amanhã não será diferente -, disse o técnico. 

Próximo desafio
Apesar de ter vencido no primeiro turno o Juventus, por 2 a 1,  o professor Edson afirma que nessa partida, a situação é outra, já que houve modificação na equipe adversária:

- O jogo foi há 10 partidas atrás, o treinador é outro, com certeza houve mudanças. Além disso, eles vêm de uma vitória encima de uma equipe forte que é o Cabofriense. Então, não tem jogo fácil. O que determina é a atitude da equipe dentro de campo. Temos que continuar firme, com seriedade. Não é porque estamos na liderança que iremos relaxar. Pelo contrário, temos que levar a motivação até o final, mantendo-se na liderança e consolidar, matematicamente, de uma vez a classificação.

As informações são da Assessoria de Comunicação da AAP

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lusa perde para o São João da Barra, mas continua na liderança

Foto: Divulgação

Apesar da derrota para a equipe do São João da Barra por 2 a 0, a Portuguesa-RJ continua na liderança do Grupo B do Campeonato Carioca, com 26 pontos. A partida, realizada no último sábado (7), no Estádio Manoel José Viana de Sá, foi válida pela quinta rodada da competição. 

Praticamente classificada, a equipe insulana volta a campo somente no próximo sábado (14), quando encara o Juventus, às 15 horas no Estádio Luso Brasileiro.



A partida

Estádio José Viana de Sá (São João da Barra-RJ)
Árbitro: André Rodrigo Rocha
Assistentes: André Roberto Smith Silveira e Marcelo da Silva Cardoso

Portuguesa: Léo; Anderson (Jhonatan), Andrezinho, Alexandre e Dida (Jônatas); Muniz (Haroldo), William, Márcio Gomes e Sérgio; Castro e Felipe Itaguaí. Técnico: Edson Souza.

Cartões amarelos: Wellington Jacaré, Ruan e Wallace (SJB) e Dida e Jhonatan (POR)
Cartões vermelhos: Jonatas (POR)


Confira a classificação:




quarta-feira, 4 de abril de 2012

Portuguesa derrota o Audax e mantém a liderança no Carioca

A terminar a primeira etapa, o empate parcial por 0 a 0 não condizia com a atual fase da equipe lusitana. Na volta do intervalo, a Zebra da Ilha mostrou o motivo de apenas ter sofrido uma derrota há 12 jogos na temporada. A equipe suou, mas conseguiu derrotar o Audax por 1 a 0, na tarde desta quarta-feira (4), no  Estádio Arthur Sendas.

O triunfo mostrou a cara desta Portuguesa. Um time que não se entrega e luta até o fim. Uma equipe que está disposta a ultrapassar qualquer obstáculo. Pensamento que deixa a equipe mais favorita ao título em 2012. Faltando cinco rodadas para o término da primeira fase do Estadual, a Lusa tem tudo para se classificar para próxima etapa. Com o resultado, a equipe manteve a liderança do Grupo B, com 26 pontos.

No primeiro tempo, o comando foi da equipe adversária.  Mas, com as defesas precisas do goleiro Leo, o placar ficou em 0 a 0.  Já na segunda etapa, a Portuguesa voltou mais centrada e conseguiu equilibrar a partida, com várias chances de gol. Em cobrança de falta com perfeição, Felipe Itaguaí não deu nenhuma chance para o goleiro do Audax e fez o único gol da partida: 1 a 0 para Portuguesa.

Próxima de garantir a classificação, a Lusa enfrenta o São João da Barra neste sábado (7), às 15h30, fora de casa. 

Juniores: Pelos juniores, a Lusa empatou de 1 a 1 com a equipe do Audax.



terça-feira, 3 de abril de 2012

Lusa fez treino recreativo para enfrentar o Audax nesta quarta

A tarde desta terça-feira (3), no campo do Estádio Luso Brasileiro, foi movimentada pelo treino recreativo da Portuguesa-RJ para enfrentar o Audax, nesta quarta-feira (4), pelo Campeonato Estadual da série B. A partida, válida pela quarta rodada do returno do Grupo B, será realizada às 15h30, no estádio do Audax, Sendolândia.

Líder do grupo com 23 pontos, com apenas uma derrota, o time lusitano busca mais uma vitória. A única mudança do comandante Edson Souza, na equipe titular, é que goleiro Leo, que ficou suspenso na última partida, volta ao seu posto. Após goleada sobre o Cabofriense de 3 a 0, o técnico é só elogios para equipe. “Temos que só sorrir. Desfrutar desse momento importante para todos nós”, disse Edson. 

O técnico acredita que o jogo contra o time do Audax vai ser mais difícil. “Vai ser o jogo de mais pegada. As partidas que são conduzidas no campo deles são complicadas pelo fato do local ser mais estreito, apertado. É choque a todo momento, a competitividade vai ser muito grande. A equipe é candidata a subir para primeira divisão, igualmente a Portuguesa", salientou.


As informações são da Assessoria de Comunicação da AAP